Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

programa [2013/09/09 17:13]
admin
programa [2016/09/22 14:23] (atual)
admin
Linha 1: Linha 1:
-====== Programa ====== 
-Esta disciplina é central na formação do físico, tanto do bacharel quanto do licenciado. Seu objetivo é apresentar, discutir e aplicar as leis gerais que regem processos em que trabalho é transformado em calor ou vice-versa. 
-Vale a pena relembrar as palavras de Einstein sobre a Termodinâmica:\\+===== Objetivos da disciplina =====
-"Uma teoria é tanto mais impressionante quanto maior for a simplicidade de suas premissas, quanto mais tipos de coisas diferentes ela relaciona, e quanto mais extensa for sua área de aplicabilidade. Daí vem a profunda impressão que a termodinâmica clássica provocou em mim. É a única teoria física de conteúdo universal que, estou convencido, jamais será derrubada, dentro do espectro de aplicabilidade de seus conceitos básicos."+Apresentar um histórico das tendências do ensino de física em âmbito mundial e nacional. Incentivar e promover a construção e/ou elaboração de material didático teórico e experimental para aplicação no ensino médio, particularmente explorando conteúdos de mecânica e calor, tanto clássicos quanto modernos e contemporâneos.
===== Ementa ===== ===== Ementa =====
-Temperatura e sistemas termodinâmicos. Equações de estado. Trabalho, calor e primeira lei da Termodinâmica. Entropia e segunda lei da Termodinâmica. Primeira e segunda lei da Termodinâmica combinada. Potenciais termodinâmicos e transições de fase. Aplicações da Termodinâmica a sistemas simples. Teoria cinética e noções de Termodinâmica estatística.+Concepções e métodos de ensinar e de aprender. Evolução das tendências para o ensino de Física. Abordagens experimentais no ensino de Física. Elaboração de Projetos de Ensino de Mecânica e Calor, incluindo os desdobramentos desses conteúdos na Física Moderna. Produção de material didático.
 +(Fonte: Formulário 13, Especificação da disciplina Produção de Material Didático e Estratégias para o Ensino de Física I, Reforma curricular do curso de Física, 2009)\\
-(Fonte: Formulário 13, Especificação da disciplina Termodinâmica, Reforma curricular do curso de Física, 2009)\\+ 
 +Motto:\\ 
 +"In the matter of Physics, the first lessons should contain nothing but what is experimental and interesting to see. A pretty experiment is in itself more valuable than 20 formulae."\\ 
 +A. Einstein\\